Caminhada marca fim da Semana de Conscientização do Autismo
07/04/2013 - 15:05
Crianças e adultos autistas participaram do evento com seus familiares e seus cães "terapeutas", animais que auxiliam no tratamento diário dos autistas. Foi uma ação simbólica que chamou a atenção dos frequentadores da Lagoa do Taquaral neste final de semana para uma síndrome, que atinge 1% da população e é pouco conhecida e divulgada.
A secretária do Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Garrido Alkmin, participou do evento e disse que ações desse tipo são fundamentais no processo de inclusão dos autistas e de seus familiares na sociedade. "A caminhada na Lagoa do Taquaral é uma forma leve e alegre de lazer para a família desenvolver a integração social, afinal a síndrome é pouco difundida", disse.
Neste ano, o governo Jonas Donizette encampou a bandeira mundial de divulgação e tratamento do autismo, com apoio à Semana de Conscientização do Autismo, em parceria com cinco entidades e institutos: Instituto Ser, Adacamp, Cevi, Tiquira e Apaac-Amor Azul.
Duas entidades que trabalham com cães terapeutas também participaram do evento: o Projeto Medicão e o Cão Terapia.
A diretora do Instituto Ser, Claudia Dubard Fróes Lima, explicou que a síndrome compromete no ser humano a capacidade de comunicação social, pois acarreta dificuldade de cognição, ou seja, as pessoas têm dificuldade no processo de aprendizagem, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.
"A divulgação na sociedade sobre esta síndrome vai auxiliar muito no tratamento precoce, fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que nascem com autismo. Afinal, quanto mais cedo for identificada a síndrome, melhor será a aplicação do tratamento e melhor será a qualidade de vida dessa pessoa e de seus familiares", afirmou Claudia.
O autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros. Em crianças, é mais comum que câncer, Aids e diabetes. O azul é a cor do autismo, pois a proporção de meninos com a síndrome é bem maior do que em meninas. O Dia Mundial do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007.
Mais de 500 pessoas estiveram presentes na Lagoa
Os secretários municipais Emanuelle e professor Campos foram conferir de perto
Crédito: Carlos Bassan
Cães terapeutas e nós (Tiago e mamãe)
Crédito: Carlos Bassan