Mamãe Colunista: Materia sobre AUTOESTIMA
Mamãe Colunista: Materia sobre AUTOESTIMA

colunista

Autoestima... Esposa, mãe, mulher e profissional, onde tudo se encaixa? Como manter tudo em sinergia?

Muito se fala em “empoderamento da mulher” e no resgate da autoestima.
Ótimo! Mas o que significa tudo isso na prática? Os títulos de melhor mulher, melhor esposa, melhor mãe, melhor profissional  garantem a tal da auto estima ?
Apenas uma brecha: Em psicologia, a autoestima é uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. Ela envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo: "eu sou competente/incompetente", "eu sou benquisto/malquisto") e emoções autossignificantes associadas (por exemplo: triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo: assertividade/temeridade, confiança/cautela).
Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular (por exemplo: "acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global (por exemplo: "acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral").
 Meninas, o que quero propor nesta coluna a partir de agora é um exercício de conhecimento e conto com cada uma de vocês para que esta empreitada tenha sucesso...

Vou deixar duas questões pendentes para conversarmos na próxima coluna e quero receber respostas através deste canal lindo e rosa que a Martinha (Maria Babona) abriu para nós.
1-     Quem sou eu?
2-     Do que eu gosto?
  A necessidade de desempenhar múltiplos papéis: mulher, esposa, mãe, profissional faz com que naturalmente esqueçamos nossas motivações e do que realmente gostamos, meu convite tem a ver com esse resgate.
                  Para quem não me conhece sou mãe de duas jóinhas, o Tiago de oito anos que além de lindo, carinhoso e inteligente é autista e da Bianca de quatro anos que é uma princesa em todos os quesitos até no gênio indomável (rsrs), me formei na área de Administração atuei na Área de Marketing de uma grande empresa durante muito tempo, negligenciei minha família, retomei muitos pontos e agora a luta é para me estabilizar profissionalmente, só para que se identifiquem estou tentando “de um tudo”, escrevi um livro e estou em busca de fundos para publicar um segundo, dou aulas de inglês em casa, sou tradutora – intérprete, uma péssima, porém esforçada dona de casa sem” ajudante”, atualmente sem tempo $$$$$$$ de cuidar muito de mim, mas me equilibrando para manter tudo em ordem... se identificou ? Então... Quero construir algo muito sólido com vocês, algo que não tem a ver com uma vida ideal num Resort dos sonhos, mas sim algo que tem a ver com nossos desafios diários que vão desde a roupa que queremos até o armário que temos, as perguntas infinitas dos filhos, as cobranças dos chefes, dos maridos e onde nos encaixamos neste aparente “caos” lindas e de salto alto, ou tênis, com ou sem batom, como você se sente feliz? Quem é você de verdade ? “Bora lá?”
Estou aqui ansiosa para compartilhar.
Um beijo enorme de uma mulher em demolição e construção permanente como cada uma de vocês,
Ju
Receba Descontos e promoções exclusivas dos parceiros do Blog, clique AQUI
Gostou do post? Comente, avalie, compartilhe!!!